Na última quarta-feira (29 de março), os estudantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Ensino Médio visitaram as instalações da Fundaj, no bairro do Derby, e desfrutaram de novas literaturas na Sala de Leitura Nilo Pereira.
Os bolsistas do PIBIC-EM já conheciam dois campi da Fundaj, o campus Anísio Teixeira, em Apipucos, e o campus Casa Forte, onde funciona a sede da Fundação Joaquim Nabuco e alguns dos seus órgãos como o Museu do Homem do Nordeste e o Laboratório de Pesquisa, Conservação e Restauração de Documentos e Obras de Arte (Laborarte). Em visita organizada por seus orientadores foram convidados a passar uma tarde nas instalações do campus Ulisses Pernambucano, situado no bairro do Derby.
Conhecendo a localização de um dos cinemas da Fundação, a galeria Vicente do Rêgo Monteiro e a Sala de Leitura Nilo Pereira, os bolsistas aproveitaram o momento para redescobrir novas leituras contempladas no acervo da sala. A visita teve como objetivo potencializar o capital cultural dos estudantes, uma vez que um dos intuitos do programa é possibilitar a proximidade com espaços e ambientes que estimulam a troca de saberes. As instalações da Fundaj possuem infraestrutura que podem contribuir com esse interesse, promovendo o contato com a literatura, que é parte fundamental na caminhada dos estudantes para o despertar do saber científico.
Os bolsistas foram recebidos por uma servidora que apresentou as principais características do espaço, destacando a importância da educação e pesquisa para o desenvolvimento da sociedade. Durante a visita, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer também o jardim interno da Fundaj, o auditório presente ao lado e o café, localizado nas proximidades do Cinema.
Boa parte da tarde foi na Sala de leitura Nilo Pereira, onde os estudantes tiveram a oportunidade de se aproximar de coleções de mangás, gibis, obras literárias, revistas, jornais, documentos históricos, fotografias e outras fontes de pesquisa relacionadas à história e à cultura do Nordeste brasileiro. Entre os destaques da coleção estão obras de autores consagrados, como João Cabral de Melo Neto.
A bolsista Maria Cecília perguntou sobre a acessibilidade do espaço para a visitação de estudantes de forma voluntária e ficou feliz em saber que, com entrada gratuita, a sala recebe visitantes de todas as idades, das segundas às sextas-feiras, e demonstrou interesse em retornar, considerando a biblioteca um espaço físico agradável para estudar. Por isso, a sala tem sido um ponto de encontro para estudantes, pesquisadores e amantes da cultura e da literatura.
Comentários