top of page
Buscar
  • Foto do escritorLaboratório de Sociologia

Os ciclos da vida: encontro entre edições

Atualizado: 20 de set. de 2023

Reunidos em confraternização os bolsistas da sexta edição do PIBIC-EM/Fundaj se despedem e dão as boas vindas aos novos integrantes que compõem a sétima edição do projeto, iniciada no mês de setembro.



Com o coração quentinho, alguns ciclos da vida se encerram para que outros sejam traçados em seguida. Foi nesse clima de confraternização, aprendizado e transições que os bolsistas da sexta edição do Programa de Iniciação Científica em Ensino Médio estiveram reunidos com os seus orientadores junto aos novos integrantes de discentes e docentes que compõem a equipe da sétima edição do PIBIC-EM/Fundaj.





Durante o momento partilhado, a orientadora Darcilene Gomes comentou sobre a trajetória dos bolsistas do PIBIC-EM, relembrando os caminhos da pesquisa realizados ao longo da última edição. Reafirmando as transições de passagens e colocando os corpos em sintonia com esse movimento, a nova orientadora, Edneida Cavalcanti, conduziu uma atividade circular para nos inserir por completo nessa passagem de ciclo.



A ideia de se movimentar passa pretende ser uma rotina presente nos encontros da nova edição do PIBIC, passando pela reflexão de que todo momento de aprendizagem, diálogo e troca de saberes não se inicia apenas pela cabeça, ou pelo uso da capacidade de cognição da racionalidade, mas o conhecimento é aprendido e compartilhado também por todo o nosso corpo, então se inteiro somos, por inteiro também aprendemos a ser.


Em seguida, todo o grupo participou da dinâmica "O Rio do PIBIC Ensino Médio" convidando a uma rodada de apresentações entre orientadores, orientandos e bolsistas atuais resgatou a memória daqueles que estão saindo do projeto e prosperando a memória dos que chegam.


O PIBIC ganhou a simbologia da representação imaginária do caminho das águas de um rio, nesse ciclo de movimento da vida quando nos banhamos nessas águas saímos molhados, então se banhar nas águas do rio do PIBIC-EM requer sair reconhecendo transformações realizadas a partir da vivência dessa experiência. Assim, aqueles que estão chegando podem também imaginar e refletir sobre quais águas esperam encontrar durante o banho do novo ciclo.


Nas palavras da orientadora Edneida "A simbologia da água do rio, representa ciclo, movimento que é a vida e pensar em educação é sempre pensar nesse caminho e não é a gente pensar em uma educação estagnada, amarrada e muito quadrada, estamos aqui para construir juntos de forma fluída".



Sua fala foi um convite para que todos se apresentassem em roda ao escrever ou desenhar suas experiências passadas e futuras nessa construção. Colocando suas impressões no curso da água enquanto traçam um dos muitos percursos de suas vidas, Joana a nova bolsista do PIBIC-EM, descreveu as expectativas sobre sua chegada no projeto "Além de adquirir conhecimento, espero uma experiência para a vida".


A orientadora Darcilene, em sua fala de depoimento no rio do PIBIC destacou a importância que o projeto tem em sua trajetória como professora e pesquisadora na Fundação Joaquim Nabuco "Eu me realizo a cada dia que eu encontro todo mundo, "não abro mão de participar é o projeto mais legal da fundação".


Já uma das novas integrantes do projeto, Maria Eduarda Queiroz, se apresentou demonstrando interesse em cursar faculdade de psicologia ou nutrição. Mencionando que sempre desejou muito participar de uma iniciação científica ela compartilhou que espera "adquirir muitos conhecimentos e só pela energia desse lugar que eu já acompanho ainda que de longe, espero no próximo ano sair assim feliz como os meus colegas estão saindo".






25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page