Os bolsistas da nova edição se reuniram na XVIII Jornada de Iniciação Científica (JOIC), realizada em 16 de novembro, para acompanhar a exposição dos trabalhos de bolsistas de graduação da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e do Pibic Ensino Médio. O momento mais aguardado após a banca examinadora avaliar no turno da tarde o movimento sionista na política brasileira e a uberização na educação foi a apresentação da pesquisa desenvolvida por estudantes de ensino médio na 5ª edição, “A Escola que temos e a Escola que queremos”.
A coordenadora do Pibic-EM, Ana Sousa Abranches explicou as etapas de formação coletiva na investigação científica para a educação básica e o retorno dos resultados à escola, onde se desenvolveu o estudo de caso. Para Allan Monteiro, um dos orientadores do programa, "o projeto é definido coletivamente desde a parte de como a gente vai produzir os dados, interpretá-los e apresentá-los”. O pesquisador também enfatizou a mudança de perfil dos estudantes dessa escola pública como um dos principais resultados visualizados no mapa de recenseamento produzido com base nos dados do questionário, ao indicar que nenhum dos alunos reside em área de grande vulnerabilidade socioeconômica.
A Banca Examinadora composta pelas pesquisadoras do Comitê Externo, Alice Miriam Happ Botler (UFPE) e Karina Cardoso Meira (UFRN) elogiaram os dados coletados e o estímulo ao raciocínio científico ao longo da pesquisa. As avaliadoras perguntaram sobre as perspectivas dessa experiência para o futuro profissional dos alunos. A bolsista Isabella Maia admite que essa experiência contribuirá na compreensão e questionamento da própria vida, indo muito além da escolha da carreira profissional almejada por cada aluno. Para os demais estudantes, o aprendizado foi significativo, sobretudo, no conhecimento aprofundado de sua escola durante o engajamento coletivo em todas as etapas.
O evento patrocinado pela Diretoria de Pesquisas Sociais (Dipes) da Fundaj e pelo Programa de Iniciação Científica do CNPq é uma atividade que possibilita compartilhar os resultados de trabalhos e os princípios norteadores da pesquisa científica como a metodologia e a literatura bibliográfica na elaboração das análises e resultados da realidade social investigada.
コメント