top of page
Buscar
Foto do escritorLaboratório de Sociologia

Oficina de preparação para realização de grupo focal

Atualizado: 20 de set. de 2023

Bolsistas do PIBIC-EM participam de oficina sobre como realizar um grupo focal junto ao professor Alexandre Zarias. O encontro é a materialização da segunda fase da pesquisa que visa com as vozes dos estudantes da sua instituição de ensino compreender suas percepções acerca do Novo Ensino Médio.



Para ouvir os estudantes da EREM Professor Cândido Duarte acerca das suas vivências, realidades e percepções diante do Novo Ensino Médio (NEM), a segunda fase da pesquisa utilizou a metodologia qualitativa para promover uma dinâmica dialogada através da realização de um grupo focal.

Promovida pelos orientadores, a escolha da metodologia mais adequada a ser realizada foi discutida durante as reuniões de orientação coletiva. Incubindo a aplicação de um grupo focal para que houvesse a possibilidade de escutar as opiniões e perceber os olhares daqueles estudantes que estão vivenciando o NEM, além de realizar uma conversa acerca das modificações realizadas entre a antiga grade curricular da escola e a nova. Assim, a dinâmica poderia proporcionar um momento de troca de experiências por parte dos alunos que cursam o terceiro ano do ensino médio e são a última turma a experimentar o currículo antigo, junto aos estudantes dos primeiros e segundos anos que já estão inclusos na nova grade curricular.


A oficina foi realizada em dois encontros dispostos nos dias 19 de Abril e 03 de maio. No preparo inicial dessa realização, o professor Alexandre Zarias realizou oficina com os bolsistas do PIBIC-EM discutindo os aspectos centrais e introdutórios sobre o que seria um grupo focal, com qual objetivo ele seria aplicado, qual a diferença entre um grupo de discussão e um grupo focal, como é possível recolher e coletar as informações comentadas no momento da dinâmica, qual o número ideal de estudantes para participarem do grupo focal.


Em segundo momento, após conhecerem as informações básicas sobre a metodologia escolhida, foi chegada a hora de se mobilizar para a construção do roteiro do grupo focal, realizando o levantamento das informações e materiais que seriam necessários para sua realização e distribuindo as funções entre os bolsistas.


Assim, cada bolsista ficou responsável por realizar uma atividade para a construção do roteiro do grupo focal, a bolsista Cecília pesquisou as grades curriculares da sua escola durante o ano de 2018 (dentro do currículo do antigo Ensino Médio) e a durante o ano de 2022 (quando o NEM já estava vigente). Enquanto isso, Cláudio e Elis pesquisariam com o apoio do Laboratório Multiusuários em Humanidades (multiHlab) qual a melhor captação de áudio para gravar as falas dos participantes da dinâmica. Já o bolsista Yan, ficou responsável por pesquisar qual a melhor ferramenta de transcrição de áudios a ser utilizada no momento posterior a gravação, para documentar os dados coletados durante as falas. Por último, Adrielly e Gabriel realizariam o sorteio para selecionar de forma aleatória os participantes entre os possíveis alunos que demonstraram interesse em estar presente.


Em seguida já aproveitamos para visitar a sala que receberá o grupo focal junto a equipe do multiHlab e realizar a testagem dos equipamentos de captação de áudio do ambiente para a futura gravação falas dos participantes Em próximo encontro, com o retorno dessas atividades, os estudantes finalizarão o roteiro e construirão o material a ser apresentado durante o grupo focal.






6 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page