top of page
Buscar
Foto do escritorLaboratório de Sociologia

Oficina Ciência e Pesquisa propõe discussão sobre abordagens para o uso de metodologias de pesquisa

Atualizado: 20 de set. de 2023



No dia 30 de novembro foi realizada a oficina Ciência e Pesquisa, ministrada pelo orientador Allan Monteiro, que questionou os bolsistas a respeito da concepção sobre ciência e sua distinção em relação a outros tipos de conhecimento.


O bolsista Yan Bandeira salientou o processo sistemático de hipóteses, utilização de teoria, conclusão e experimento traduzido no método científico que direciona a observação e a experimentação na pesquisa social.


A respeito da problematização sobre o que diferencia as Ciências Sociais das Ciências Naturais, o bolsista Cláudio Vieira questionou a existência de leis universais nas ciências sociais e a possibilidade de superação de teorias por outras correntes científicas, assim como acontece no campo das ciências exatas. O orientador Allan Monteiro relata a especificidade dessa área de pesquisa bem como seu problema de apreensão do objeto que está em constante transformação e, por isso, requer que os conceitos estejam em constante diálogo com a realidade social. Para o pesquisador, “as ciências humanas não têm a pretensão de criar leis, mas criar pontos de referências culturais”.



O professor ainda comenta sobre o distanciamento do processo de pesquisa científica das Ciências Sociais dos saberes produzidos pelo senso comum, que procura observar os padrões de comportamento social e a utilização do raciocínio e da imaginação sociológica que permitem a conexão entre a vida cotidiana e os problemas sociais. A oficina também abordou os aspectos que diferenciam a Sociologia, Ciência Política e Antropologia.


No quesito passo a passo da pesquisa, foi salientado a importância da seleção de um método apropriado à escolha do problema investigado e a propriedade de cada aparato instrumental ao que se está observando. Nesse sentido, foram discriminados os tipos e abordagens de pesquisa como a quantitativa e a qualitativa e seus procedimentos e instrumentos.


Dentro desse escopo, foi relembrado aos bolsistas como confeccionar um questionário se atentando para a formulação do tipo de perguntas em relação ao propósito da pesquisa e a “produção” de dados que depende de uma perspectiva teórica que irá interpretar e analisar para a construção de dados consistentes. Outra dimensão importante apontada na pesquisa são as questões éticas que não tratam como experimento social os casos empíricos estudados nesse campo de conhecimento tal qual é realizado nas ciências ditas duras. Para finalizar, houve as últimas considerações a respeito da última pesquisa “Juventudes, participação política e eleições” trabalhada com a aplicação do questionário pelos bolsistas na Erem Professor Cândido Duarte.








7 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page