top of page
Buscar
Foto do escritorLaboratório de Sociologia

Conhecendo a biblioteca Central Blanche Knopf

Atualizado: 20 de set. de 2023

Os estudantes realizaram uma visita à Biblioteca Central Blanche Knopf, localizada no Campus Apipucos da Fundação Joaquim Nabuco, para conhecer um pouco do funcionamento de uma biblioteca e sobre os cuidados de manutenção dos acervos.



A visita, que ocorreu na última quarta-feira (08/02), foi uma experiência enriquecedora para os jovens pesquisadores, que puderam observar um acervo valioso de informações sobre a cultura e a história do Nordeste brasileiro.


O interesse em visitar a biblioteca partiu dos próprios bolsistas em um dos encontros semanais, no qual o estudante Cláudio sugeriu a visitação aos orientadores. A proposta da atividade é parte do compromisso do programa em promover o conhecimento e a preservação do patrimônio cultural e histórico presente nas próprias instalações da Fundação.


A Biblioteca Central é uma das mais importantes do Nordeste, contando com um acervo riquíssimo de obras nas áreas de história, cultura, literatura, artes, ciências sociais e Humanidades. Contém uma seção de obras raras e um espaço de incentivo à leitura voltado ao público em geral. O espaço também oferece acesso a periódicos científicos, obras raras e arquivos digitais, que podem ser utilizados para pesquisas e estudos.


Durante a visita, os estudantes percorreram os diversos ambientes presentes no interior da biblioteca, aprendendo sobre os cuidados necessários para a preservação e manutenção dos acervos, o contato correto em que pesquisadores utilizam luvas para manusear os documentos e obras, conversaram sobre inspeções e limpezas constantes realizadas nos acervos, o controle minucioso da temperatura e da umidade para evitar danos às obras, os diferentes tratamentos de obras danificadas a depender do grau de deterioração e a importância da segurança do ambiente, contendo câmeras à disposição da segurança de documentos raros.


Além de aprender sobre a preservação de um patrimônio histórico cultural, os bolsistas encontraram na biblioteca um grupo de pesquisadores que estavam realizando o processo de digitalização de algumas obras selecionadas.


O contato com o funcionamento da biblioteca foi uma interessante fonte de percepção sobre a importância da organização de documentações e fontes históricas, sobre a relevância de catalogar obras para contribuir com a divulgação do conhecimento científico e sobre o seu processo de formulação entre a busca de pesquisadores. Reconhecendo a biblioteca como um recurso valioso para complementar seus estudos e ampliar seus horizontes.





6 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page