A escola que temos e a escola que queremos
Pibic Ensino Médio
5ª edição
Sobre a pesquisa
"A Escola que temos e a Escola que queremos" propõe contemplar a visão das juventudes contemporâneas sobre a escola pública do futuro a partir de suas expectativas em comparação a realidade escolar atual. Temas como saúde mental, inclusão e aprendizagem, mercado de trabalho são preocupações constantes dos jovens bolsistas impactados pelo momento pandêmico. A possibilidade da utilização de questionário contempla uma análise de perfil socioeconômico assim como pretende ser uma pesquisa de opinião sobre a relação de jovens recifenses com a escola pública integral. Mesclada com a Cartografia Social, tem como propósito ajudar na imersão e no mapeamento das expressões, condições e preocupações sociais para a compreensão das juventudes de hoje.
Elaboração de Questionário: Como construir uma pesquisa quantitativa?
Após a definição do tema, os pesquisadores e bolsistas participaram do processo de elaboração do questionário, discutindo a formulação e validade das perguntas, respostas e em quais categorias seriam incluídas. Os critérios de produção desses elementos estiveram alinhados aos objetivos da pesquisa, à coerência com o contexto escolar e à adequação da linguagem para o público-alvo. O questionário foi construído na plataforma Google Forms durante sete encontros do PIBIC 2021/2022 e sua elaboração pode ser consultado abaixo.
Documento com apresentação dos slides está disponível para baixar em:
Resultados do Questionário: Quais dados fornecem insigths sobre a realidade pesquisada?
O questionário de 35 perguntas foi respondido por 154 estudantes da Erem Professor Cândido Duarte. A pesquisa quantitativa demonstrou uma avaliação positiva da escola e boas expectativas dos estudantes para os próximos cinco anos. Entre os dados em destaque, a pesquisa aponta a maior escolaridade das mães na composição familiar, a participação dos pais na dinâmica escolar e o pouco interesse dos estudantes pelos cursos técnicos. O perfil e a trajetória pregressa dos alunos bem como a motivação principal de escolha da escola são o eixo principal para investigação da realidade socioeducacional pretendida. O questionário serve como uma miniamostra ou estudo de caso da relação das juventudes hoje com a escola pública e a possibilidade de cruzamento entre eles ajudará a corroborar determinadas interpretações e hipóteses sobre o novo perfil dos alunos nas escolas de referência, que vem sendo discutido entre os pesquisadores e bolsistas.
Documento com apresentação dos slides está disponível para baixar em:
Proposta de Cartografia Social: qual a importância de se mapear a comunidade escolar?
O mapeamento do raio de abrangência da comunidade escolar da Erem Professor Cândido Duarte através do Google Earth tem ajudado os bolsistas na familiarização da área de influência da Escola a partir do letramento digital e cartográfico. As atividades previstas com a cartografia social tem como objetivo geral a difusão, apropriação e ressignificação de saberes socioculturais em interação ativa dos estudantes com o território, gerando um sentimento de pertencimento à Escola. Ao todo, foram identificados 36 bairros em 5 municípios da Região Metropolitana do Recife a partir dos dados extraídos do questionário pelo qual se conclui grande diversidade do entorno na escola pesquisada.
Documento com apresentação dos slides está disponível para baixar em: