top of page
  • Laboratório de Sociologia

Sentimentos, aprendizagens e desejos

As mudanças de hábitos e rotinas durante a pandemia afetaram bastante o psicológico e o emocional das pessoas, mas também trouxeram muitos ensinamentos. Aqui veremos a forma que isso aconteceu com os bolsistas.




>> Bruna Ferreira

Meus retratos são momentos que se eternizam o que se passa

Havia momentos em que precisava me desligar das coisas que estavam acontecendo ao meu redor. Portanto descobrir como os retratos daqueles momentos transcendem e imortalizam um momento único.


>> Nayara Silva

18/12/2020

Hoje, como fazemos algumas vezes na semana, eu com alguns familiares nos reunimos para jogar dominó e conversar e entre os assuntos pautados surgiram diversas dúvidas relacionadas à escola e a volta às aulas, como:

- Será que vamos passar de ano?

- Iremos continuar remotamente ano que vem?

- Aprendemos mesmo dessa nova forma?

Isso causou incertezas e um sentimento de tristeza, porque não sabemos o que esperar do nosso futuro escolar.


30/12/2020

A quarentena me fez entender o quão importante é ficar com a família, de como um abraço bem apertado faz falta, e como um simples sabão com água pode evitar a disseminação de um vírus perigoso.


1/1/2021

Como eu acho que será depois da pandemia:

Como em outras ocasiões difíceis, a pandemia vai nos ensinar a valorizar momentos que antes tínhamos e não dávamos muita importância, como as grandes reuniões em família, abraços e as conversas com os amigos durante os intervalos.


27/01/2021

Espero que esse ano seja bastante produtivo em relação às pesquisas da vacina contra o vírus da Covid-19, para que futuramente todos possam ser vacinados e nossas vidas voltem a ser como antes (com a volta das aulas presenciais, passeio entre as amigos sem essa máscara que tanto nos sufoca e, principalmente, com muitos abraços).


2/02/2021

Daqui a poucos dias será o carnaval, mas para evitar propagação do vírus não deverá ocorrer nenhuma festa ou bloco. Espero que as pessoas se cuidem para evitar uma futura onda de infectadas e o aumento do número de mortos.


Desenho: Coisas que eu gostaria de estar fazendo/ O que realmente posso fazer durante a pandemia

>> Vagner Silva

O jeito que eu levo minha vida não é ruim, porém quando eu deito na cama vem uma tristeza, um sentimento de culpa, não sei explicar mas fico com o coração apertado e pensando nas coisas ruins que eu já fiz.


Hoje alguém deu um tiro com aquelas armas de chumbinho no olho do meu cachorro, isso me deixa no fundo do poço e esse tipo de coisa tira meu sono toda noite e para tentar me livrar desses sentimentos ruins eu fico me distraindo no meu celular pela madrugada até conseguir dormir.


Sinto que essa pandemia me fez “crescer” em muitos aspectos, antes costumava ser sempre agitado, brincalhão com tudo e agora eu prezo os momentos de calma e descanso, muitas coisas que eu faria sem pensar duas vezes anos atrás eu deixo de fazer, fiquei muito introvertido e pessoas que eu não tenho intimidade eu evito puxar assunto.


>> Débora Silva

22/12/2020

Hoje acordei com um misto de emoções, não é de hoje que sinto isso, mas de um tempo para cá tenho carregado dentro de mim. Uma insegurança extrema de pensar no futuro tão incerto. Lembrar de tudo como era antes, aperta uma saudade enorme. Ao mesmo tempo que crio coragem para encarar, tenho medo do que está por vir.


29/12/2020

Última terça-feira do ano, e aqui estou eu em um daqueles dias que a gente só pede para que tudo isso passe logo e a quarentena acabe, para diminuir a distância entre aqueles que se amam.


9/1/2021

Hoje tive uma enorme dificuldade para dormir, um turbilhão de pensamentos e sentimentos de ansiedade, aflição e nervosismo. Este é um ano de muitas responsabilidades e novidades para mim, de cara já não estou sabendo lidar.


11/1/2021

Hoje foi um daqueles dias solitários, e como gosto de fazer fui até o quintal admirar o céu, isso sempre me ajudou, o céu estava totalmente azul e vazio e azul e eu pude registrar o momento e que uma única estrela apareceu e brilhou trazendo paz esperança o meu coração.




Este espaço sistematiza as experiências dos bolsistas em um conjunto de narrativas divididas em 14 temas.

Este é o espaço das narrativas em formato de áudio, na qual os bolsistas e orientadores(as) falam sobre suas experiências a partir de reflexões que foram geradas no desenvolvimento da pesquisa sobre as "narrativas da pandemia"

bottom of page