top of page
  • Laboratório de Sociologia

Descuidos em meio a pandemia

Aqui os bolsistas falam um pouco sobre seu ponto de vista em relação a descuidos que estão presenciando tanto pela internet quanto nas ruas nessa pandemia.



>> Pedro Silva

5/1/2021

Esses dias estou muito indignado com a população, todo mundo aglomerando, bares lotados, sem se preocuparem com a própria vida e a vida do próximo


>> Débora Silva

26/12/2020

Não consigo não pensar no quanto a pandemia tem afetado todas as áreas da vida de todas as pessoas. Fiquei muito impressionada com a forma que tantas pessoas ignoraram o vírus, tudo que nos é recomendado, e se aglomeraram, fizeram grandes festas, sem proteção alguma e como se nada estivesse acontecendo no mundo. Não duvido que em janeiro viveremos as consequências de todas essas irresponsabilidades.


30/12/2020

Hoje assistindo à TV vi que as lojas, centros comerciais e o centro da cidade estão superlotados, muita gente saindo às compras. Entendo que algumas pessoas precisam ir, mas infelizmente todas correm um risco muito grande. É horrível pensar e saber que tem gente que não dá um mínimo de importância, nem sequer toma os cuidados básicos.


2/1/2021

Hoje eu pude contar a quantidade de clientes que chegaram sem máscara e minha mãe teve que os atender da grade para que eles não entrassem, foram 6 em apenas uma tarde. Fora aqueles que colocavam a máscara quando entravam, e quando saíam tiravam novamente. Isso é muito irresponsável, falta de consciência.


4/1/ 2021

À tarde fui ao banco receber a bolsa e mais uma vez o banco estava lotado e é incrível a quantidade de idosos, aglomerados em fila para fazer prova de vida ou resolver outras coisas.


23/1/2021

A fim de extrair mais um pouco meu primo, eu meu irmão decidimos e até uma praça que tem próximo a nossa casa, mas claro, tomando todos os cuidados. Mas infelizmente, não nos sentimos nada confortáveis ao ver muitas pessoas sem máscara, além de que havia muitas pessoas. Passamos um tempinho curto, mais distante do pessoal, mas logo fomos embora e nem aproveitamos muito.


>> Nayara Silva

16/12/2020

Hoje fui a uma pracinha aqui perto de casa e no caminho percebi o relaxamento/ignorância das pessoas em não seguir as novas regras de distanciamento social. As pessoas estavam reunidas em uma enorme quantidade e não usavam a máscara, e isso me deixou bastante preocupada, pois sabemos o quanto esse vírus é perigoso e que ainda não temos uma vacina. Ao mesmo tempo fiquei triste, porque se as pessoas não se protegem, outras que entrarem contato com ela contrairão o vírus e transmitirão cada vez mais, tornando assim mais difícil a volta da normalidade.


18/12/2020

Reflexão

Assisti uma reportagem do NE2 que relatava o grande fluxo de pessoas e algumas medidas preventivas adotadas pelas lojas. E isso me fez refletir como as pessoas estão deixando de se cuidar e se distanciar depois das da flexibilização da quarentena, o que é extremamente perigoso, uma vez que ao ter contato com mais pessoas sem seguir as novas normas de distanciamento impostas pela OMS estamos aumentando a probabilidade de pegar o vírus.


27/12/2020

Hoje li uma reportagem no G1 e me assustei com o grande aumento no número de casos da Covid-19. Percebi que mesmo com esse grande crescimento é possível ver que as pessoas ainda estão deixando de se prevenir. Podemos notar isso, seja nas reportagens em que é visível a grande aglomeração de pessoas, principalmente neste período de festas na qual as lojas estão sempre cheias, ou seja, sem o devido distanciamento social ou até mesmo na rua de casa onde pouquíssimas pessoas usam a máscara.


29/12/2020

Hoje minha avó precisou sair para comprar algumas coisas que estavam faltando e na volta me contou que não se sentiu segura, pois nos ônibus não existe nenhum distanciamento, notou também que algumas lojas possuem álcool em gel, mas outras não, ou seja, nem todas estão seguindo rigorosamente os protocolos.


24/1/2021


Desenho: relaxamento de alguns moradores

27/1/2021

Hoje precisei ir ao mercado comprar algumas coisas para minha mãe, no caminho reparei que vários comerciantes estavam sem a máscara ou utilizando de forma errada, grande aglomeração em ambientes pequenos, ou seja, como as pessoas estão deixando de se prevenir.



Este espaço sistematiza as experiências dos bolsistas em um conjunto de narrativas divididas em 14 temas.

Este é o espaço das narrativas em formato de áudio, na qual os bolsistas e orientadores(as) falam sobre suas experiências a partir de reflexões que foram geradas no desenvolvimento da pesquisa sobre as "narrativas da pandemia"

bottom of page