top of page
Laboratório de Sociologia

Rotina de isolamento

Criar atividades para fazer em casa, como desenhar, ler, interagir com outras pessoas e praticar atividades físicas foram fundamentais para os dias de confinamento.




》 Wagner

No começo estava com dúvidas, minha rotina está sendo repetitiva. Sempre pegava caderninho e via alguma coisa e escrevia. Toda vez no final da noite pegava o celular e escrevia, meu caderno fiz de madrugada passando para o word. Não escrevi muito, mas depois da orientação escrevi um pouco. Os meus dias vem se alternando de pacífico a movimentado, não é algo que me agrada porém, tento viver uma um dia de cada vez.




Pedro

28 de dezembro de 2020


Hoje o meu dia foi um caos, meu Deus acho que se o meu dia fosse uma palavra seria estresse. Discutir com muita gente de pensamento ignorante que faz coisas que sabe que é errado, mas continua mesmo assim. Meu humor hoje é estressado.




》Débora

16 de dezembro 2020

Durante a quarentena, minha vida mudou totalmente. Antes meus dias de segunda a sexta eram quase que inteiramente na escola, rodeada de amigos. Finais de semana aproveitava para visitar meus familiares, passear, ajudar meus pais no armazém e nos afazeres de casa, além de ir à igreja.

Mas agora passo os meus dias em casa, tendo que dividir meu tempo para todos os afazeres, estudos, casa, me comunicar com amigos e é tudo tão estranho, na igreja mesmo, todos bem distantes, acredito que o toque físico nunca foi tão valorizado antes.


17 de dezembro 2020

Hoje os meus pais estão completando 26 anos de casados, inclusive é a primeira vez que comemoram em meio a uma pandemia. Então eu fiz uma lasanha de frango para o almoço, inclusive, cozinhar é uma das coisas que eu mais gosto de fazer, desde pequena gostava de ajudar minha mãe na cozinha e na organização da casa. Cozinhar tem sido uma das minhas maiores distrações durante esse período de quarentena.


18 de dezembro 2020

Hoje foi um daqueles dias bem monótonos da quarentena. Acredito que todo mundo pelo menos uma vez na semana tem um dia sim, com a rotina parada, são dias típicos de uma quarentena. Como de costume ajudei a minha mãe a fazer o almoço e depois aproveitei a tarde para fazer uma limpeza de pele no meu rosto em casa mesmo e comecei a assistir uma série na Netflix.


20 de dezembro 2020

Sempre vivia umas rotinas variáveis aos domingos, pela manhã e à noite e à igreja e durante a tarde é passear, visitar meus familiares, normalmente os meus Domingos eram assim. Mas as coisas estão diferentes durante a pandemia a igreja passou 5 meses fechada, realizando apenas cultos online onde o pastor fazia transmissão ao vivo pelo YouTube.


Em agosto a igreja voltou até atividades presenciais depois de ter cumprido algumas exigências da secretaria de Saúde e vigilância. Agora temos que ir à igreja de máscara, lá temos álcool em gel disponível e a marcação do lugar de cada pessoa com distanciamento, ao chegar, a temperatura de cada um em medida e as pessoas do grupo de risco que não querem ir podem acompanhar o culto que é transmitido pelo YouTube.


Tiveram que ser abertas duas portas laterais e as portas ficam abertas o tempo todo para maior ventilação além de ter quantidade máxima de pessoas presentes. Poder voltar a frequentar a igreja novamente, tem me ajudado bastante a ter ânimo e acreditar que o melhor está por vir.


21 de dezembro 2020

Antes da pandemia todos os meses eu ia ao supermercado com minha mãe para fazer as compras do mês, mas desde o mês de março quando começou a quarentena que minha mãe não deixou que eu fosse mais com ela. Mas finalmente na última feira do ano ela me deixou e, tomando todos os cuidados possíveis, é claro, usando máscara e álcool em gel, além de não pegar em tudo o que vê pela frente. Fomos de manhã, logo cedo para que o supermercado não estivesse lotado, ainda sim tinha uma boa quantidade de pessoas apesar de toda a prevenção, todo cuidado é pouco né, quando chegamos em casa, higienizamos todas as coisas e nós mesmas né.


27 de dezembro 2020

O que é mais sinto falta de fazer os domingos é passear. geralmente eu aproveitava as tardes livres dos domingos para passear, ir ao shopping ou a parque e até visitar meus familiares.

Hoje tive minha tarde livre para ler um pouco do livro que ganhei da Ana. Sempre gostei de ler, isso também tem sido uma distração para mim durante esse período. Já estava ansiosa para começar a ler esse livro há muito tempo.


06 de janeiro 2021

Hoje eu comecei a assistir uma série nova. Durante esse tempo de férias é que estou conseguindo me divertir mais. Mesmo estando de quarentena, com tantos afazeres não tinha tanto tempo livre para assistir séries ou me divertir mesmo. Finalmente estou conseguindo me distrair mais, então, estou aproveitando o tempo que tenho como posso.


12 de janeiro 2021

Hoje minha amiga me apresentou um curso online que um professor de libras está oferecendo em lives durante essa semana, é como uma maratona de 4 dias em que ele ensina o básico de libras. Comecei a assistir e estou gostando demais. É bom saber que as pessoas estão conseguindo trabalhar pelo bem através da internet.


》 Nayara Silva


05.01.2021

Ficar longe dos meus amigos, colegas e professoras tem sido bem difícil, principalmente agora que estamos de férias. Mesmo de maneira remota as aulas e atividades ocupavam uma boa parte do meu dia e o deixava menos entediante até porque não tenho muito o que fazer em casa. A verdade é que eu realmente gostaria de jogar futebol, vôlei ou queimada desde que estivesse com os meus amigos, porém sabemos que no momento isso não está acessível. Passo grande parte do meu dia assistindo, jogando ou nas redes sociais esta que, normalmente, bombardeia não só a mim mas outros jovens com informações sobre o enorme crescimento de casos e isso é assustador e estressante.


29.01



Ser uma adolescente durante a pandemia é bem entediante, pois durante o ano de 2019 viví uma rotina completamente diferente desta, que consistia em ir para a escola, praticar esportes e sair algumas vezes com os meus amigos. Agora passo a maior parte do dia no meu quarto e isso é bem chato, principalmente neste período de férias porque as aulas e as atividades me deixariam um bom tempo ocupada.


06.02

Neste sábado, concluí mais uma etapa do curso de maneira remota. Preferi fazer dessa forma, pois o local do curso é bastante movimentado e como preciso utilizar o transporte público (o qual sabemos a precariedade que se encontra) decidi não arriscar a minha saúde e a dos meus familiares.




》 Luis

15 de fevereiro de 2021


Por questão de organização, me vi na necessidade de criar uma rotina para poder me organizar melhor em casa. Ultimamente o sono vem ficando muito desregulado, e a produtividade vem sendo cada vez menor. Decidi ter força de vontade e começar a acordar as 8h30 e ir dormir as 22h. Além disso, separei um horário de estudos pra mim, onde todo dia depois das aulas, eu faço as tarefas e reviso os assuntos.





》Bruna Ferreira



Estava tudo brilhando, reluzente como as estrelas .

Desenho: Dias durante o lockdown. Brincando com minha irmã, dentro de casa com os móveis, usando a imaginação. O círculo representa proteção contra o covid-19, todas as casas em círculo fazendo o mesmo movimento de isolamento e distanciamento.




Os desenhos deste tema foras confeccionados pelas mãos da artista Bruna Ferreira, 2020.


Commentaires


Este espaço sistematiza as experiências dos bolsistas em um conjunto de narrativas divididas em 14 temas.

Este é o espaço das narrativas em formato de áudio, na qual os bolsistas e orientadores(as) falam sobre suas experiências a partir de reflexões que foram geradas no desenvolvimento da pesquisa sobre as "narrativas da pandemia"

bottom of page