top of page
  • Laboratório de Sociologia

Contágio do vírus

0Neste tema os participantes falam sobre o vírus (covid-19) e seu contágio, situações do dia a dia , notícias e como cada um teve sua visão sobre esse tempo de pandemia que estamos passando.






》Débora Silva

14 de janeiro 2021

Hoje o que mais se fala é sobre a situação do Estado do Amazonas a situação lá é gravíssima. Foi necessário o adiamento da aplicação do Enem. Todo estado está em colapso, mas em Manaus a capital do Estado fugiu do controle. Chegou ao ponto de não haver mais oxigênio nos hospitais e os pacientes estavam morrendo asfixiados, enquanto familiares e médicos corriam em busca para doações de cilindros de oxigênio. O caso mobilizou todo o país, mas a situação é extremamente séria e complicada.



15 de janeiro 2021

Vários artistas estão se mobilizando para comprar cilindros de oxigênio e doar para Manaus. Parece loucura ver o governo de mãos atadas, enquanto a própria população toma suas providências.


29 de janeiro 2021

Hoje um dos meus tios acordou com falta de ar, tossindo e muita dor de cabeça. Ele foi na UPA e a médica pediu para que ele fizesse isolamento e passou o remédio para tosse e a dor. Então meu tio voltou para casa abre parentes ele mora sozinho) e na parte da tarde foi fazer o teste do covid-19 o resultado saiu na hora e ele testou negativo, graças a Deus.



30 de janeiro 2021

Hoje saiu o resultado do exame da minha prima que estava com suspeita de covid-19 infelizmente ela testou positivo. No começo do mês ela esteve internada com infecção intestinal, passou 5 dias internada e quando recebeu alta, havia perdido o olfato e o paladar, então fez o teste já estava isolada, o resultado só saiu depois de 10 dias, então semana que vem ela fará de novo, mas agora fará o rápido.


06 de fevereiro 2021

Hoje soube que minha prima fez novamente o teste do convite e graças a Deus testou negativo. Parando para refletir, é muito gratificante saber que em meio a tudo isso eu e meus familiares estamos sobrevivendo bem e com saúde, apesar das muitas dificuldades.


》Nayara Silva

28/12/2020

Minha mãe acordou com suspeita de covid-19, ela disse estar com dor na garganta e um pouco ofegante. Aconselhei a fazer um teste, porque se for realmente a doença será preciso tomar algumas medidas já que seus avós possuem morbidades, além de serem do grupo de risco.


14.01.2021

Me deparei com a notícia hoje sobre como a ausência de oxigênio, principalmente para as pessoas com caso grave de covid-19, tem causado mortes em Manaus. Tenho certeza que muitas pessoas assim como eu ficam comovidas por saber que uma cidade ficou desamparada a esse ponto. Fiquei imaginando como deve estar sendo difícil para os familiares cogitar a morte de um parente ou um amigo por falta de um suprimento tão importante que é oxigênio.


Desenho: superlotação nos transportes públicos


06.01

Hoje nosso governo tomou algumas medidas para conter a disseminação do vírus reduzindo pela metade o número máximo de pessoas em eventos e a prorrogação da ausência de shows e festas. E me pergunto o porquê dessas ações serem feitas apenas no setor de eventos, e quanto ao transporte coletivo? que diariamente encontra-se superlotado, sendo assim, discumprindo completamente as medidas de prevenção.


07.02

Minha tia, que mora aqui do lado, está com sintomas do covid-19 e é bem provável que seja, pois ela vai sempre ao hospital cuidar do seu padrasto, vai para os lugares sem a máscara e quando usa não é da maneira correta. Já faz uns dias que ela está com sintomas, porém até agora não se mobilizou para fazer um teste, trazendo perigo para o resto de nossas família. Me sinto muito triste e preocupada por sua falta de consciência, porque assim como ela existem pessoas que brincam com a gravidade da doença e colocam além da própria vida a dos amigos, colegas e conhecidos também em risco.




Este espaço sistematiza as experiências dos bolsistas em um conjunto de narrativas divididas em 14 temas.

Este é o espaço das narrativas em formato de áudio, na qual os bolsistas e orientadores(as) falam sobre suas experiências a partir de reflexões que foram geradas no desenvolvimento da pesquisa sobre as "narrativas da pandemia"

bottom of page