top of page
  • Laboratório de Sociologia

Festas de fim de ano

As festas de fim de ano foram diferentes das últimas vezes. Mas há, ao mesmo tempo, um sentimento de gratidão por todos estarem com a saúde intacta.





>> Débora Silva


23/12/2020

Hoje, um dia para a véspera de natal, e este é o ano que menos tenho ânimo para comemorar. Este ano não fizemos como temos o costume de fazer em todos os outros finais de ano. Saímos às compras para comprar roupas e calçados para as festas. Observamos que os shoppings e as lojas do centro estavam super lotadas e como não vamos sair para comemorar grande coisa, compramos apenas uma roupinha para ir à igreja na noite do dia 25. Compramos aqui no bairro mesmo, para evitar estar no meio das aglomerações.


24/12/2020

Hoje, véspera de natal, e é a primeira vez que não nos reunimos com todos da família para fazer a grande ceia que fazemos todos os anos. Fizemos apenas uma simples ceia. Comi um jantar, comemos eu, o meu irmão, minha mãe e meu pai, ficamos conversando e logo fomos dormir. Esse foi o Natal mais estranho que vivemos.


25/12/2020

Hoje eu tenho a plena certeza de que este é o natal mais estranho de toda minha vida. Diferente deste ano, em todos os outros no dia 25 de dezembro a minha família toda se reunia e fazíamos um grande almoço, mas esse ano, cada um almoçou em sua casa. No Culto Natalino deste ano não houve a ceia no final, como sempre fazemos. Este ano tivemos apenas o culto.

É triste sentir a falta de pessoas que sempre estavam juntas nessa data, e nesse ano não puderam.



31/12/2020

Hoje, último dia do ano e diferente dos outros anos, nem parece. Este ano vamos romper o ano em casa, infelizmente não nos reuniremos com toda a família. Eu e minha mãe fizemos umas comidinhas e, pela primeira vez, não esperamos romper o ano para jantar. Às 21 horas já estávamos comendo, estávamos realmente sem clima. Mas rompemos o ano com o coração grato ao nosso Deus, por ter nos livrado até aqui de todo mal.


1/1/2021

Primeiro dia do ano e a primeira vez que no dia primeiro de Janeiro não me reúno para almoçar com toda minha família. Tudo foi está sendo tão estranho, tão diferente, sem graça. Sem aquela emoção de todos os anos. Mas o melhor está por vir.


>> Pedro Silva

25/1/2020

Hoje o dia foi muito bom, tudo na maior paz e sem confusões. Consegui fazer tudo que eu queria e consegui aproveitar muito com minha família, sem aglomerar, claro. Fico um pouco indignado com certas pessoas que estão dando festas perto daqui (Big gula) e os descasos das pessoas com a vida. Meu humor hoje é feliz.



1/1/2021

Feliz ano Novo! Clima de felicidade e com certeza foi um ótimo dia, ano novo é sempre bom, pois traz uma ideia de esperança. Vi muitas diferenças nesse ano novo, não teve festa, nem família reunida, muita comida, som alto. Coisa reservada, foi meio desanimado, mas ainda sim é ano-novo. Meu humor de hoje é feliz.


>> Nayara Silva

24/12/2020

Véspera de natal

Essa véspera de natal foi um pouco diferente, pois normalmente nessa data eu passaria nas casas de alguns familiares e amigos abraçando e desejando um feliz natal. Mas como, infelizmente, estamos passando por esse momento de distanciamento social, foi necessário abrir mão disso. Fiquei um pouco triste por não poder ver algumas pessoas que gosto, mas foi preciso. No começo do dia aproveitei que tinha várias comidas para fazer e decidi ajudar, à noite fomos para a casa da minha mãe, que fica a menos de um minuto daqui, ceiamos e comemoramos o aniversário dela entre nós.



1/1/2021

A chegada desse novo ano foi extremamente diferente em relação às últimas vezes. Primeiramente na ausência da grande queima de fogos que coloriam o céu e nos encantavam mesmo sendo por pouquíssimos segundos. Outra coisa que também fez falta foram as demonstrações de carinho que antes ocorriam de maneira física como abraços, beijos e apertos de mão, e que hoje tiveram um caráter mais distante como acenos, ligações ou mensagens. Isso me fez perceber que esse sacrifício de manter o distanciamento social e se prevenir é um grande gesto de amor, cuidado, e de zelo a vida (não só a dos nossos familiares e amigos, mas também de alguém que nem sequer conhecemos).


Este espaço sistematiza as experiências dos bolsistas em um conjunto de narrativas divididas em 14 temas.

Este é o espaço das narrativas em formato de áudio, na qual os bolsistas e orientadores(as) falam sobre suas experiências a partir de reflexões que foram geradas no desenvolvimento da pesquisa sobre as "narrativas da pandemia"

bottom of page