top of page
  • Laboratório de Sociologia

Enem e SSA

Neste tema abordamos a exposição dos estudantes na realização do ENEM e o SSA, gerando medo, nervosismo e insegurança.





>> Bruna Ferreira

Enem 2020

Em meio a muitas dificuldades que o aluno da escola pública passa, devido à péssima infraestrutura que o ambiente oferece e a falta de observação do governo com educação não privada, alunos da rede pública foram afetados por conta da pandemia. O vírus pegou todos de refém, tanto que estava contaminando com quem não estava.

A dificuldade do estudante durante esse período trouxe consigo suas consequências, muitos não aprenderam 100% e quase 50% não conseguiram acessar o novo método de ensino (remoto) por falta de condições básicas. Isso resultou em insegurança, e na falta de quase a metade dos participantes que se inscreveram para realizar a prova do vestibular ENEM.

O desejo de ingressar na universidade é grande, mas a insegurança com que a prova foi realizada foi duvidosa. Mediante tais assuntos que não foram adquiridos com mais clareza, a pergunta: será que aprendi da maneira correta? A falta dos professores mostrando como é a prova, esclarecendo suas dúvidas e o apoio deles, o ambiente de estudo, você tendo que se dividir para os afazeres domésticos e a escola e o Enem...

Esses foram alguns dos pontos que me afetaram na minha vida acadêmica durante esse período de isolamento.


>> Pedro Silva


13/1/2021

O ENEM está chegando e a primeira vez que faço então estou na expectativa, quero ver como vou sair. Humor de hoje é ansioso


17/1/2021

O Enem hoje por incrível que pareça foi melhor, eu sinto que me saí bem nesse primeiro dia e foi bem tranquilo, não me sinto nervoso porque o nervosismo só atrapalha então sempre treino meu auto-controle para me manter no máximo de foco e com isso tive uma boa prova. Humor de hoje é feliz e cansado.


24/1/2021

Hoje teve o segundo dia de prova do Enem, foi mais cansativo do que o primeiro porque teve muitos cálculos e teve que pensar mais, mas acho que me saí bem e teve um resultado razoável. Humor de hoje é estressado e cansado.


>> Nayara Silva

5/1/2021

Nesse dia fui fazer o Enem e fiquei decepcionada pela falta de organização, pois diante de uma prova tão importante e exaustiva é o mínimo a se esperar. Porém, ao contrário do desejado, não havia o devido distanciamento social, tanto ao procurar a sala para avaliação como durante a realização do exame. Me senti insegura estando rodeada de pessoas, as quais não tem conhecimento algum, durante tanto tempo e em um espaço fechado.


14/1/2021

A quantidade de ausentes no ENEM surpreendeu a muitos. Refletindo sobre, questionei as possibilidades desse grande número. Será que estão infectados? Que a pandemia afetou seu psicológico? Ou faltaram apenas para se prevenir?


24/1/2021

Segundo dia de prova do Enem. Ao contrário do domingo passado, hoje me senti segura ao fazer o exame, porque devido à ausência de alguns alunos os aplicadores conseguiram manter o distanciamento social. Nem todas as bancas estavam ocupadas, ou seja, eles conseguiram organizar de uma maneira que seguiam os protocolos de distanciamento e, dessa forma, acredito que todos se sentiram menos expostos.


>> Luiz Soares

10/1/2021

Começam os estudos para o Enem e SSA, e vem os pensamentos e reflexões. Esse ano está tão atípico, mas a carga dos estudos é a mesma. Como estudar do mesmo modo que os anos anteriores, sendo que nada está igual? Me comparo com um amigo em específico. Ele, de escola particular, aulas presenciais todos os dias, eu, escola pública, aulas presenciais de 15 em 15 dias, como ter o mesmo desempenho no exame de nível nacional?


24/1/ 2021

Realizou-se hoje último dia de provas do Enem. Como registrado anteriormente, alguns amigos tiveram mais facilidades, outros, como eu, mais dificuldades. O que pode-se perceber sobre isso é como é desigual o sistema de ensino durante a pandemia e como isso afeta todos os estudantes.


1/2/2021

Aconteceu hoje o SSA, e como no ENEM, essa desigualdade foi vista. Enquanto os que tiveram mais condições vieram, os que tiveram menos, se preocupam.



>> Débora Silva

3/1/2021

Estava aqui pensando, esse mês será tão corrido. Provas, ENEM e SSA. Minha mente está cansada e eu nem sei se estou preparada. Mas preciso me organizar, toda essa ansiedade só me prejudica. Preciso ter mais foco.


16/1/2021


Exceto no Amazonas, foi negado o pedido de adiamento do Enem, então amanhã é dia. Mesmo estando diante do aumento de contágio.


17/1/2021

Mesmo fazendo como treineira, estou nervosa, é a primeira vez que vou fazer o Enem. Graças a Deus o caminho estava tranquilo e os ônibus não estavam lotados no horário que fui. Percebi que faltavam muitas pessoas que se inscreveram. Na volta os ônibus já estavam mais lotados e as aglomerações não eram evitadas. Vi que em muitos lugares, as pessoas foram impedidas de fazer o exame pelo fato de o local de prova já ter alcançado a capacidade máxima de pessoas, segura. No caso dessas pessoas, precisarão reagendar a prova. Absurdo demais. Segundo notícias, foram 11 lugares que o fato ocorreu.


18/1/2021

Hoje vi uma notícia que o Enem 2020 teve maior número de abstenção em toda a história do Enem (51,5%). Hoje à noite a vacina chegou aqui em Pernambuco.


20/1/2021

Hoje estava pensando a respeito do tema da redação do Enem, e chega a ser engraçado manterem uma prova tão importante, em meio uma pandemia. Todos estão passando por um tipo de dificuldade e querer falar sobre saúde mental.


24/1/2021

Hoje segundo dia de prova do Enem e foi bem mais tranquilo o caminho, eu consegui observar com mais clareza que muita gente desistiu de fazer a prova, na sala que eu fiquei mais do que a metade dos participantes faltaram.


31/1/2021

Hoje foi o primeiro dia do SSA, eu fiz na Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças. Foi horrível, as salas possuem ar-condicionado, mas não podiam ser ligados por causa da pandemia, apenas as janelas e portas ficaram abertas, mas não entrava ar nenhum.


1/2/2021

Segundo dia de prova do SSA e, sério, todos reclamaram da situação em que estávamos. Não havia circulação de ar nas salas, todos de máscara, a pressão só aumenta. Além disso, na frente do prédio as aglomerações não foram contidas. Sei que a vida não pode parar, mas essa situação foi péssima e muito mal pensada, planejada e organizada.



Este espaço sistematiza as experiências dos bolsistas em um conjunto de narrativas divididas em 14 temas.

Este é o espaço das narrativas em formato de áudio, na qual os bolsistas e orientadores(as) falam sobre suas experiências a partir de reflexões que foram geradas no desenvolvimento da pesquisa sobre as "narrativas da pandemia"

bottom of page