top of page
marca-azul.png

 DIVERSIDADE RELIGIOSA E INTOLERÂNCIA 

A pesquisadora da Fundaj Rosalira dos Santos debateu o tema “Diversidade religiosa e intolerância” com os alunos da EREM Professor Cândido Duarte, no terceiro encontro do #SEMINÁRIOEMREDE. A construção de uma definição do que seria religião e como a multiplicidade de crenças podem ser classificadas foi discutida com os estudantes. No debate, os alunos apontaram ações fundamentais para o aprendizado da convivência com a diversidade, dentre elas, a importância da educação e do exercício do respeito na compreensão das diferenças e no questionamento das opiniões estabelecidas como verdades na sociedade brasileira.

Rosalira dos Santos é doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

DIVERSIDADE SEXUAL E CURRÍCULO

Com o tema Diversidade Sexual e Currículo, a prof. Nádia Novena se reuniu com os bolsistas do projeto SocioLab e o público em geral no dia 24 de setembro de 2019, na Fundaj Apipucos. A crescente demanda em se tratar do assunto na escola e as especificidades das violências sofridas pelas distintas identidades da comunidade LGBTQ+, trouxe para o debate a necessidade em perceber e entender os conflitos vivenciados pelos jovens para que a escola se torne um espaço democrático de acolhimento da diferença.

Nádia Patrízia Novena é doutora em Sociologia pela UFPE.

GÊNERO

Cristina é doutora em antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco. 

De onde o gênero se origina? É com esta provocação que a pesquisadora da Fundaj Cristina Maria Buarque iniciou a discussão da última edição do #SEMINÁRIOEMREDE  de 2019. Para ela, quanto mais iguais vivam os homens e as mulheres na construção de seu cotidiano, mais democrática seria a sociedade. Promoveu também a discussão de como se dá a percepção das diferenças de gênero na escola, e sobre o tratamento diferenciado que as meninas recebem em relação aos meninos, estes por sua vez, sendo incentivados a ocupar o espaço público como modelo de racionalidade e possuindo muito mais cobranças quanto a responsabilidades em relação às meninas.

RAÇA

O seminário Raça aconteceu no dia 11 de setembro de 2019 com a Profa. Dra. Denise Maria Botelho, na sala Gilberto Osório, no Campus Fundaj Apipucos e trouxe para discussão a valorização tanto da representatividade quanto da cultura afro-brasileira, além do pertencimento étnico - que diminui devido a força do processo de embranquecimento.   O debate abordou a vulnerabilidade das mulheres negras, aproximando o tema da realidade escolar ao falar sobre a ridicularização a que são expostas em sala de aula.

Denise Maria Botelho é doutora em educação pela USP e professora do programa de pós-graduação Cultura e Identidades - Fundaj/ UFRPE.

bottom of page